:: SOBRE O PALESTRANTE

Sérgio Belisário de Andrade,
Presidente
Amyris Biotecnologia

Sérgio Belisário de Andrade é Presidente da Amyris Biotecnologia e membro dos Conselhos da ABBI – Associação Brasileira de Bio-inovação e INBRASC – Instituto Brasileiro de Supply Chain.

Anteriormente, Sérgio ocupou por 10 anos a posição de Diretor de Operações e Supply Chain para a América Latina da Arysta LifeScience/UPL. Ocupou ainda posições seniores em marketing, vendas, planejamento estratégico, logística e produção na Syngenta, Astra-Zeneca, Cargill, Alcan e Arthur D. Little, incluindo quatro anos nos Estados Unidos.

Sérgio é Engenheiro pela Universidade Federal de Ouro Preto, Economista pela Universidade Católica/Bahia, MBA pela Universidade de Michigan e é pós-graduado pela Universidade de Stanford e pelo INSEAD.

 

 

Breve resumo da apresentação:

Painel: Tecnologia e inovação continuam a ser os pilares fundamentais para o crescimento e a competitividade das empresas 

Case Amyris 

Amyris é uma empresa líder em biologia sintética que produz ingredientes para as indústrias alimentícia, farmacêutica e cosméticos através de processos inovadores, sustentáveis e disruptivos de biotecnologia, fermentação e purificação.

Inovação está no DNA da Amyris desde a sua fundação há 10 anos no Vale do Silicio Californiano. A empresa nasceu nos laboratórios da Universidade de Berkeley contando com suporte da Fundação Bill & Melinda Gates para produção de artemisina, um ingrediente para a vacina da malária.

Desde então, a Amyris vem desenvolvendo, produzindo e comercializando de maneira sustentável mais de 20 moléculas que são tradicionalmente produzidas através de processos não sustentáveis, baseados em cadeias petroquímicas, agricultura, caça e pesca.

A palestra/painel do Case Amyris ilustrará o papel da cultura, tecnologia e dos fatores críticos de sucesso na jornada de inovação da companhia.

A cultura de inovação da Amyris – egressa do seu histórico de start-up do Vale do Silício – têm permitido à empresa reinventar cadeias de suprimentos tradicionais, não sustentáveis, produzindo com sucesso moléculas para os mais variados mercados: cosméticos/beleza, alimentos, fragrâncias e sabores, farmacêuticos. Além dos produtos para mercados industriais B2B, a empresa possui as marcas próprias: Biossance (produtos de beleza limpa), Pippette (produtos para bebê), Purecane (adoçantes para uso doméstico).

Tecnologia, alinhada com a Industria 4.0 já é uma realidade na companhia desde a sua fundação com a utilização intensa de inteligência artificial, robótica e machine learning nas etapas de pesquisa e desenvolvimento e de produção. 

Fatores críticos de sucesso para a inovação baseada em tecnologia incluem:

  • alinhamento da organização em torno dos valores NoCompromise (sem transigência) da empresa
  • conexão com os clientes e os clientes dos clientes
  • colaborações com outros players dos mercados-alvo
  • agilidade nas decisões e execução
  • aceitação de riscos
  • aprendizado constante com os erros
  • curiosidade intelectual